Saturday, November 26, 2011

A question a day keeps the rumours away

Quais são os teus planos para o futuro?


Memento mori, expressão em latim para "relembra-te da tua mortalidade".
Não nego a morte, nem acredito na vida depois dela. Relembro-me diariamente que, o que estou a cumprir agora, a viagem da minha vida, vai chegar a um fim. Seja esse fim atingido com tranquilidade e pacifismo, perfeito. A morte chega imprevista, mas no momento em que deve chegar.
Os meus planos para a vida? São experienciar tudo a que tenho direito.
Não preciso de ser extraordinariamente rica (se bem que tornaria mais fácil certas vontades e caprichos meus), não preciso de ter um bom carro, nem de cumprir o destino típico da população portuguesa: constituir família e ter uma casinha jeitosa nos subúrbios.
Gostava de viajar pelo mundo todo. Gostava de tê-lo lá comigo. Gostava de saber o suficiente, teoricamente, para poder apreciar verdadeiramente a cultura de cada país. Gostava de ter uma boa máquina fotográfica e eternizar a minha viagem. Gostava de escrever um livro.
Gostava, gostava, gostava. O meu plano de vida não é ser totalmente feliz, nós, na condição de homens, nunca atingiremos a plena felicidade, mas ser livre.

O meu plano de vida é uma utopia.

No comments: